" Que a água seja refrescante; o caminho seja suave; que a casa seja hospitaleira; que o mensageiro conduza em paz a palavra". ." (Benção Iorubá)

terça-feira, 22 de novembro de 2011

CONSCIÊNCIA NEGRA NA EEEP MARTA GIFFONI

O dia da Consciência Negra foi comemorado oficialmente na Escola Estadual de Educação Profissional  Marta Giffoni de Sousa nesta segunda-feira, dia 21 de Novembro com a culminância do Projeto " Herança Cultural Africana - Uma nova visão sobre a África e Cultura Afro-Brasileira". Projeto coordenado pelos professores da área de Ciências Humanas, Estevão Silveira  e  Roberto Chaves, com o apoio dos demais docentes e do Núcleo Gestor. O evento contou com a presença da Superintendente Escolar Erlane Muniz, da Profª Socorro Brandão e do Estudante da UFC (Sobral) Mailson que é de Cabo Verde (África). As atividades da manhã foram iniciadas com a palavra da Diretora Fabiana Carvalho. Em seguida a profª  Socorro Brandão (Especialista em História e Cultura Afro-brasileira) proferiu a palestra “Consciência Negra em Acaraú”, seguida da participação do caboverdiano Mailson que empolgou os presentes falando sobre suas experi~encias enquanto estudante aqui no Brasil e sobre a vivência em seu país. Mostrando vídeos, danças, músicas e uma imensa simpatia, o africano Mailson tornou o dia mais proveitoso, contribuindo para que os alunos aprendessem mais sobre o continente africano e compreendessem a intensa singularidade entre África e Brasil.
Durante todo o dia os alunos apresentaram danças, paródias, produções textuais demonstrando conhecimento e repúdio a todas as manifestações de preconceito em nossa sociedade. A tarde do dia 21 contou ainda com um belíssimo desfile de “Beleza Negra” onde alunos e alunas desfilaram a beleza da diversidade que forma o povo brasileiro, contribuindo para valorizar ainda mais nossas heranças africanas. Após o desfile, todos foram convidados a visitar os stands e aprender um pouco mais sobre a história e a cultura afro-brasileira e africana. As visitações continuaram neste dia 22 de novembro até às 10:00hs.
Parabéns a todos que fazem a EEEP Marta Giffoni que nos três anos de existência tem sido referência no trabalho com a educação étnico-racial e nas comemorações do Dia da Consciência Negra em Acaraú, oportunizando a todos os seus alunos um aprendizado para uma vida livre de preconceitos.

Nenhum comentário: