" Que a água seja refrescante; o caminho seja suave; que a casa seja hospitaleira; que o mensageiro conduza em paz a palavra". ." (Benção Iorubá)

sábado, 19 de novembro de 2011

Projeto A Alma Não Tem Cor - ano de 2007

Projeto: A  Alma Não tem Cor

I D E N T I F I C A Ç Ã O:

Público alvo: Alunos dos 1os, 2os e 3os anos do Ensino Médio
Período de Realização: 4º bimestre de 2007
Local: EEM Liceu de Acaraú Maria Alice Ramos Gomes
Área: Ciências Humanas
Professores Responsáveis: João Roberto e Socorro Brandão
Professores Mediadores: Amadeus Pongitori, Alex, Francisco Luís, Liduína Fonteles.
Tema: Conhecendo e valorizando a cultura afro-brasileira.
Custo: Não se aplica.

J U S T I  F I C A T I V A

Historicamente, registra-se dificuldade para se lidar com a temática do preconceito e da discriminação racial/étnica. Em nossa sociedade, muitas vezes, há manifestações de racismo, discriminação social e étnica, ainda que de maneira involuntária ou inconsciente. Essas atitudes representam a violação dos direitos, trazendo consigo obstáculos ao processo de desenvolvimento social ou psicológico, seja pelo sofrimento ou pelo constrangimento a que as pessoas se vêem expostas.
Movimentos sociais vinculados a diferentes comunidades étnicas, desenvolveram uma história de resistência a padrões culturais que estabeleciam e sedimentavam injustiças. Gradativamente conquistou-se uma legislação antidiscriminatória, culminando com o estabelecimento, na constituição federal de 1988, da discriminação racial como crime. Mas ainda há mecanismos de proteção e de promoção de identidades étnicas, como a garantia, a todos, do pleno exercício dos direitos culturais, assim como apoio e incentivo à valorização e difusão das manifestações culturais.
A aplicação e o aperfeiçoamento da legislação são decisivos, mas insuficientes. Para construir uma sociedade justa, livre e fraterna, o processo educacional terá de tratar do campo ético, de como se desenvolvem, no cotidiano,  atitudes e valores voltados para a formação de novos comportamentos, novos vínculos em relação àqueles que historicamente foram alvo de injustiças.
Reconhecer essa complexidade que envolve a problemática social, cultural e étnica é o primeiro passo. A escola tem um papel fundamental a desempenhar nesse processo, porque é um espaço em que pode se dar rumo à convivência democrática entre estudantes de diferentes origens, com costumes e dogmas religiosos diferentes daqueles que cada um conhece, com visões de mundo diversas daquela que compartilha em família. Acima de tudo, a escola deve posicionar-se criticamente em relação a estes fatos, mediante informações corretas, cooperando no esforço histórico de superação do racismo e da discriminação.
Nesse contexto, vimos a necessidade de vivenciar a prática do respeito às diferenças culturais e étnicas em nossa escola, reconhecendo que valorizar a cultura afro-brasileira e suas manifestações é atuar sobre os mecanismos de discriminação e exclusão, entraves à plenitude da cidadania para todos.

O B J E T I V O     G E R A L

§  Reconhecer e valorizar as especificidades culturais dos diversos grupos afro-brasileiros, ressaltando especificamente os grupos locais e abordando aspectos diversos como a inserção no mercado de trabalho, manifestações artísticas e religiosas, propondo ampla discussão sobre a discriminação social e racial em contexto local e nacional.
 
O B J E T I V O S    E S P E C Í F I C O S

  • Praticar o respeito às diferenças culturais e étnicas;
  • Perceber que a sociedade brasileira é o resultado da miscigenação de variadas culturas;
  • Entender a origem da discriminação social dos negros e o mito da democracia racial;
  • Estabelecer as alterações nos padrões de desigualdades entre negros e brancos no país;
  • Desenvolver uma atitude de empatia e solidariedade para com aqueles que sofrem discriminação;
  • Analisar com discernimento as atitudes e situações fomentadoras de discriminação e injustiça social;
  • Compreender a desigualdade social como um problema de todos e como uma realidade passível de mudanças;
  • Conhecer a diversidade do patrimônio etnocultural brasileiro, cultivando atitude de respeito para com pessoas e grupos que a compõem;
  • Valorizar as manifestações afro-brasileiras no contexto local e nacional;
  • Conhecer e valorizar a produção artística como expressão da identidade etnocultural.
 D I S C I P L I N A S

  • História
  • Geografia
  • Filosofia
  • Sociologia
 CONTEÚDOS CONTEMPLADOS/ DISCIPLINAS

  • Cultura afro-brasileira/ Sociologia
  • Manifestações da cultura afro-brasileira/ Sociologia
  • Racismo: manifestações atuais / Sociologia
  • Movimentos negros no Brasil / História
  • A Abolição / História
  • O escravismo colonial / História
  • Conceito / preconceito de RAÇA / Filosofia
  • África: as origens da escravidão / Geografia
  • Distribuição geográfica dos negros e afro-descendentes no Brasil / Geografia
 M E T O D O L O G I A

§  Estudo e reflexão a partir de textos e imagens
§  Explanação Oral
§  Debates
§  Pesquisa
§  Produção de textos
§  Elaboração de murais temáticos
§  Produção de números artísticos: dança, música, artes visuais e teatro
§  Produção de documentários
§  Exposição dos trabalhos produzidos: culminância – 20 de novembro de 2007

 P R O G R A M A Ç Ã O    D A    C U L M I N Â N C I A:    20 de novembro de 2007

¹  ABERTURA: músicas de percussão
¹  Acolhida aos alunos, comunidade escolar, local  e demais convidados
¹  Palavra da direção
¹  Apresentação do Grupo Taianakã: hino nacional e do município no ritmo de percussão
¹  Explanação sobre a idealização do projeto - coordenação pedagógica
¹  Leitura da Justificativa do Projeto – professor da área de Humanas
¹  Apresentação dos trabalhos produzidos durante o desenvolvimento do projeto:
  • Clipe com imagens de discriminação racial e/ou social ( trilha sonora: Gabriel: o Pensador)
  • Explanação sobre o dia da “consciência negra”
  • Documentário apresentado e produzido pelos alunos sobre discriminação em nossa cidade
  • Dança mostrando o encontro das culturas  africana, européia e indígena
  • Flash – os números da discriminação no Brasil e no mundo
  • Palestra sobre o etnocentrismo e o conceito/preconceito de raça
  • Desfile de roupas e acessórios afro-brasileiros
  • Flash – os números da discriminação no Brasil e no mundo
  • Declamação de poesias de autores consagrados e/ou produzidas pelos  alunos
  • Apresentação de danças de origem africana
- Reggae
- Samba
- carimbó
- lambada
- maxixe
- capoeira

  • Exposição dos murais temáticos produzidos:
- Receitas da culinária afro-brasileira
- Afro-descendentes famosos: nos esportes, na política, na literatura, no teatro, na televisão e na música
- Religiões afro-brasileiras
- Palavras,  expressões e costumes  de origem africana
- Manisfestações culturais – danças/instrumentos

  • TEATRO: A alma não tem cor
  • Interpretação de músicas: alunos, professores e convidados
  • Divulgação e premiação das melhores produções textuais
  • Desfile “Beleza negra”: masculino e feminino 
  • Encerramento: músicas
 A V A L I A Ç Ã O

Critérios:
  • Participação e envolvimento nos debates;
  • Capacidade de síntese das informações pesquisadas;
  • Criatividade e responsabilidade nas produções artísticas, literárias, na realização das pesquisas e na confecção dos painéis;
  • Participação coletiva na organização da culminância.
 Ao longo do desenvolvimento do projeto os alunos serão constantemente observados de forma contínua, processual e sistemática baseado nos critérios avaliativos dispostos nas atividades desenvolvidas e através de instrumental na sala.

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