" Que a água seja refrescante; o caminho seja suave; que a casa seja hospitaleira; que o mensageiro conduza em paz a palavra". ." (Benção Iorubá)

domingo, 20 de novembro de 2011

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA NA EEEP MARTA GIFFONI - ACARAÚ

 
O dia 21 de Novembro -Segunda-feira, será comemorado na Escola Estadual de Ensino Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa, o Dia da Consciência Negra no Brasil, com a culminância do Projeto " Herança Cultural Africana - Uma nova visão sobre a África e Cultura Afro-Brasileira". Projeto coordenado pelos professores da área de Ciências Humanas, Estevão Silveira  e  Roberto Chaves, com o apoio da Coordenação Pedagógica.
Pauta da Programação:
Manhã:
07:30 às 09:00 h – organização dos stands
09:30 às 11:30 – Abertura:palestra com a Especialista em História E Cultura Afro-brasileira Profª Socorro Brandão e uma roda de conversa com um aluno africano da UFC-Sobral.
Apresentação das danças
11:30 às 11:50 - Danceteria- tema: Brasil de todas as cores - Promoção do Grêmio Estudantil
Tarde:
13:30 às 15:00 – Escolha da beleza negra masculina e feminina da escola
·         Paródia – Valorização do negro
·         LANCHE:15:00 às 15:20
15:20 ás 17:00 – visitação aos stands 
Detalhamento da Programação:
1 – Montagem de stands – cada sala abordará uma temática do referido projeto relativo a cultura afro. Pontuação – 10 pontos
1º ano A – Mapas
África Pré- Colonial, África colonial e África Contemporânea
Rotas da escravidão – África – Brasil
Reinos africanos (Egito, Gana, Mali, Núbio, Hauças, Guiné, Kongo, Ndongo e Zimbábue) e suas riquezas.
1° ano B – Culinária
A influência da culinária africana para o Brasil - montagem de um mercado com produtos trazidos da África para o Brasil (carvão vegetal, canela, camomila, sucupira, sene, guajiru, malva rosa, farinha, feijão branco, feijão macassa, carrasco, folha de fogo, leite de coco, pimenta malagueta, gengibre, milho, feijão preto, quiabo, amendoim, mel, castanha, erva aromáticas e azeite dendê. O stand deverá apresentar também receitas utilizando os produtos mencionados acima como também alguns pratos deverão está expostos para serem degustados.
1° C – religião
Apresentar a importância dos orixás para as religiões africanas e afro-brasileiras.
Apresentar os principais cultos do Candomblé, Xangô e umbanda com suas roupas e objetos de culto.
1° D - Vocabulário
Produzir o Mural - Que negro eu sou ? – O painel deverá ser formado por fotos de brancos e negros e ao lado das mesmas deverá ter espelhos.
Gravar entrevistas com negros acarauenses bem sucedidos
Produzir o painel - Os heróis negros
2° A
Stands sobre os toques musicais africanos (marimba, pau de chuva, goje, maracá, valiha, tambor e lanelofone. Deverá ser indicada a origem dos referidos instrumentos.
Apresentar os principais ritmos afros.
Abordagem de Músicas africanas atuais.
 2° B
Stands com as principais leis a favor dos negros até a implantação da Lei Áurea
Apresenta o conceito de liberdade
Painel – Que abolição é essa? Abordagem sobre o que diz a recente historiografia sobre esta lei.
Painel sobre o racismo na escola – Deverá ser feito com recortes de jornais e revistas. No referido painel os visitantes podem expor sua união na parte deixe “Deixe seu recado”.
2° C - África fora de casa
Exposição com fotos que represente as boas relações diplomáticas entre Brasil e os países africanos.
Exposição com objetos que representem a cultura dos países africanos como Cabo Verde, Angola, Moçambique para assim diminuir o preconceito em relação esse continente que na maioria das vezes é apresentado na mídia como lugar de pobreza extrema e sem acesso as tecnologias criando uma visão estereotipada e generalizada.
Documentário “Estudantes Africanos em Sobral” 
TAREFA COMUM ( PARA TODAS AS TURMAS)
2- Dança – a turma deverá apresentar uma dança que represente ritmos da cultura afro. 10 pontos
3 - Escolha da beleza negra masculina e feminina da escola. 10 pontos
4- Leitura da melhor redação – Tema – Racismo é burrice. 10 pontos
Entrega da redação para correção – Dia 16 de novembro (responsabilidade - professores de português). 10 pontos
5 – Paródia – Tema – Valorização do Negro. 10 pontos.
 

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