" Que a água seja refrescante; o caminho seja suave; que a casa seja hospitaleira; que o mensageiro conduza em paz a palavra". ." (Benção Iorubá)

sábado, 19 de novembro de 2011

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA EM 2009


PROJETO PÉROLA NEGRA/EEEP TOMAZ POMPEU DE S. BRASIL


Cronograma – manhã
07:20h – Entrada dos alunos nas salas de aula
07:30h– Após a chamada, os professores conduzirão os alunos para a frente da escola
07:40h – Os alunos deverão se organizar atrás do carro de som, tendo à frente a faixa de identificação de cada turma na seguinte ordem: 1A, 1B, 1C, 1D, 2A, 2B, 2C, escolas municipais e CEJA.
08:00h -  Início da passeata
08:30h – Concentração na Praça do Centenário
09:00h -  Apresentações culturais
OBS.: Após as festividades, os alunos estarão dispensados para retornarem à tarde.

Cronograma – Tarde

 13:20h – Acolhida (Músicas de Percussão )
 13:30h -  Chamada dos alunos nas salas de aula         
 13:40h – Encaminhamento dos alunos para a quadra
            - Campeonato de Mancala     
 14:00h – ABERTURA
             - Palavra da diretora  – Hinos
         – Apresentação do Projeto Pérola Negra – Coordenadora do Projeto
              - Apresentação e análise das faixas
              – Produções textuais
              - Palavra do Grêmio
              – Apresentação dos Painéis
              – Justificativa da Legislação relacionada à temática afro: Secretário de Administração e ex-vereador Valdimiro Silveira
   15:10h - Sessão Solene da Câmara de Vereadores de Acaraú
   17:00h - Roda de Capoeira
   17:30h – Roda de Samba -  INTERVALO


 
Cronograma – Noite

  18:30h – Grupo de dança “Pérola Negra”
  19:00h – Apresentação dos Seminários Temáticos: Civilizações Africanas
  20:00h -  Músicas Dramatizadas
  21:00h -  Apresentação JURART
  21:30h -  Desfile Beleza afro-acarauense
  22:00h - Encerramento

Apresentação – Tarde

13:20h – Acolhida (Músicas de Percussão )
13:30h -  Chamada dos alunos nas salas de aula         
 13:40h – Encaminhamento dos alunos para a quadra
 14:00h  - Convite para composição da mesa julgadora e das autoridades presentes
Ø  Abertura: Sendo o homem criado à imagem e semelhança de Deus constitui a humanidade, em sua rica pluralidade de povos, um magnífico vitral multicolorido que espelha as perfeições divinas. Hoje, no redemoinho de nossas vidas, não percebemos essas múltiplas nuances da humanidade, mas no fim dos tempos, quando tudo isso passar e somente nossos espíritos forem visíveis, então poderemos compreender por inteiro o magnífico plano da criação e contemplaremos a contribuição que cada povo, cada etnia, foi chamado a dar. Nesse momento veremos que o que menos importa é a cor de nossa pele. Sintam-se acolhidos e sejam bem-vindos à culminância do Projeto Pérola Negra!!! E para dar oficialmente as boas vindas a todos aqui presentes, em nome de toda a comunidade educativa da EEEP Tomaz Pompeu de Sousa Brasil, convidamos a Srª diretora Fabiana Carvalho.

             – Palavra da diretora
             – Hinos (Acaraú e Brasil)

Ø   A escravidão no Brasil foi oficialmente abolida no dia 13 de maio de 1888, por uma lei que levava a assinatura da princesa Isabel. Mas, três séculos antes disso, os escravos rebelados construíram um país independente onde se tornaram homens livres. Esta história nos permite conhecer um pouco mais do herói Zumbi e justifica o fato de sua luta e morte ter se tornado o símbolo da resistência contra o preconceito e a discriminação dos Afrodescendentes no Brasil. Para compreender e justificar a temática do Projeto Pérola Negra, convidamos a Profª Socorro Brandão.

         – Apresentação do Projeto Pérola Negra – Coordenadora do Projeto

Ø    Não basta admitir que existem preconceitos, é preciso lutar para que as pessoas se respeitem e assumam sua identidade. É preciso definir e compreender a realidade em que se vive. É preciso levantar a bandeira e lutar contra todas as formas de preconceitos e discriminações, não apenas de cor, mas de sexo, de situação econômica ou de religião. Nossos alunos fizeram sua parte, hoje pela manhã, na passeata a alma não tem cor,  mostraram que vale a pena se posicionar e defender uma sociedade. Em cada faixa, cartaz ou simbologia, pode-se perceber a consciência de que “é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã”, como bem disse Renato Russo. Vamos prestigiar e valorizar o trabalho de nossos alunos, apresentando as mensagens trazidas em suas faixas.
      
              - Apresentação e análise das faixas (jurados)

Ø  Geralmente se fala de cultura afro-brasileira como sendo uma réplica de cultura africana. Na verdade, o que temos no Brasil, não é uma cópia africana, mas uma cultura genuinamente brasileira, embora com matrizes africanas, indígenas e européias. Reconhecer que o Brasil é um caldeirão cultural é o primeiro passo para se construir uma identidade brasileira. Após debates e informações sobre a temática do renascimento africano em terras brasileiras, os alunos produziram textos que serão apresentados para apreciação e avaliação dos jurados conforme critérios pré-estabelecidos. É importante destacar, que todos os alunos produziram textos e, após avaliação criteriosa por parte dos professores de Língua Portuguesa, aqui serão apresentadas apenas uma produção de cada equipe.

             – Produções textuais
Ø  É interessante que mesmo depois de mais um século da Lei Áurea ainda tenhamos que criar leis para assegurar os direitos dos afrodescendentes, dos índios, dos pobres, das mulheres no Brasil. Muitos ainda teimam em negar sua identidade afro-indígena. Preciso excluir de uma vez por todas o mito da democracia racial. Para que isso possa acontecer , é fundamental que se realizem ações afirmativas que  valorizem a presença da população negra no passado e no presente. No intuito de destacar as contribuições dos afrodescendentes, nossos alunos produziram painéis lembrando as contribuições dos afrodescendentes nas mais variadas atividades esportivas, sociais ou culturais. Assim, neste momento, teremos a exposição destes trabalhos para serem avaliados por nossos jurados.

           – Apresentação dos Painéis

Ø  O preconceito no Brasil tem nome, tem história, tem números. Infelizmente, para a grande maioria dos afrodescendentes,  a escravidão ainda não acabou, pelo menos a escravidão da pobreza, da desigualdade social, do preconceito contra os diferentes...  a perspectiva de um Brasil igualitário ainda é um mito, pois a nossa sociedade em geral, é discriminatória e, infelizmente precisamos de leis para fazer cumprir os direitos individuais e coletivos. Muitos já fazem sua parte. Quando de sua experiência como vereador, o hoje Secretário de Administração Municipal, Sr. Valdimiro Silveira, preocupou-se com esta temática e elaborou um projeto ressaltando a necessidade dos estudos afro-brasileiros em nosso município, em consonância com a lei Federal que em 2003 tornou obrigatório o ensino da História e da cultura africana e afro-brasileiras em todas as instituições educativas. Por isso, temos a honra de receber o Sr. Valdimiro Silveira e reconhecer sua ação como um importante ato em favor da causa étnico-racial em nosso município.

         – Justificativa da Legislação (Valdimiro)

Ø  Embora as ações educativas e culturais sejam amparadas pela Lei Federal 10.639/03 e 11645/08,  precisam ser destacadas também em cada estado, município, escola. Por isso, hoje, neste dia 20 de Novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, a Escola Tomaz Pompeu de Sousa Brasil não só ensina história, mas faz história. Temos a honra de receber uma seção solene do Poder Legislativo e num dia tão especial. Que registre-se este dia como uma data a ser lembrada por todos os que estão presentes a este evento. Hoje, nossos alunos terão a oportunidade de compartilhar e conhecer um pouco mais o trabalho e as ações de nossos ilustres representantes do povo acarauense, excelentíssimos vereadores aqui presentes. Que sejam todos bem-vindos!

   15:10h - Sessão Solene da Câmara de Vereadores
  
Ø  Ao serem embarcados para as Américas, os africanos eram despidos de tudo: de costumes, de religiosidade, de etnia e de relações de parentesco. Foi muito difícil renascer no Brasil, mas apesar de todos os aprisionamentos advindos da situação de escravidão a que eram submetidos, nunca deixaram que seu espírito ou suas lembranças fossem escravizadas e elas permaneceram vivas, tão vivas que foram recriadas aqui no Brasil. Com novas nuances e novos significados, resultaram numa cultura rica e diversificada. Dentre as inúmeras manifestações de matriz africana que atravessaram séculos, pode-se destacar a capoeira. O ritmo forte dos tambores, a ginga dos brincantes e a beleza artística, fazem dessa luta um misto de dança e legítima expressão afro-brasileira. E o Acaraú também mantém viva esta tradição. Portanto, encerraremos esta tarde com a apresentação da Capoeira Acaraú, sob a coordenação do Mestre Dalua.  Em seguida teremos um intervalo de uma hora que será a nimado pelo Grupo de Pagode do Tiel. Às 18:30 estaremos reiniciando nossas atividades. 

   17:00h – Roda de Capoeira
   17:30h – Roda de Samba
 
    INTERVALO

Apresentações - Noite

  18:30h – A riqueza da música e da dança existente nas várias regiões do Brasil tem sua origem na própria história do país. No encontro das práticas musicais e de danças indígenas com as contribuições trazidas pelos portugueses, africanos e diversos povos que migraram para cá, foi se constituído nossa cultura artística. Assim, num processo de transformação contínua, produzimos essas manifestações que hoje caracterizam tão bem nosso país. Boa parte dessas manifestações resulta das civilizações que compões nossa pluralidade cultural, a portuguesa, principalmente, a africana e, em menor grau, a indígena. Recebemos ainda, influências de muitas outras culturas. Os alunos da Educação Profissional Tomaz Pompeu reconhecem e valorizam esta diversidade e inmteriorizam a temática do Projeto Pérola Negra, expressão sua negritude por meio de um belíssimo número de dança. Sob a coordenação dos professores Klaudemir e Leiliane, apresentam a música tema deste Projeto. Recebamos com carinho, para abrir oficialmente esta noite de festividades afro-acarauenses o Grupo de Dança “Pérola Negra”

Ø  O continente africano é tido hoje como  o local em que surgiram povos, tradições, mitos, ritmos e temperos que deram origem a todos os outros povos e a outras culturas, inclusive às desigualdades sociais que assistimos diariamente. Entretanto, durante muito tempo a África foi mostrada como coadjuvante no processo de desenvolvimento da humanidade. As recentes descobertas arqueológicas têm mostrado ao mundo que a África é o berço do desenvolvimento humano. Hoje sabemos que não existe uma história do Brasil sem os povos africanos, mas que existe uma história da África sem o Brasil, afinal, muito antes de se tornarem riquezas humanas para árabes e europeus, os africanos construíram ricas civilizações. Infelizmente, esta história nem sempre é contada. Assim, os alunos apresentarão um pouco da história da África antes da escravidão, uma época onde ricas civilizações se desenvolveram no continente africano.  

  19:00h – Apresentação dos Seminários Temáticos: Civilizações Africanas

  20:00h -  Da mãe áfrica herdamos nosso jeito moleque, nossa pela reluzente, nossa cultura quente. Das nossas crenças às nossas canções, passando pelas nossas refeições, em tudo o que vivemos encontramos o sabor inconfundível da África. Os nossos alunos mostram que talento não tem cor! E este talento, essa vivacidade, esta multiplicidade de cores, sabores, belezas misturadas, será mostrada nas apresentações de músicas dramatizadas que teremos a seguir.

 - Músicas Dramatizadas
Ø  Dentre os preconceitos sofridos pelos povos afrodescendentes, o maior deles é o preconceito contra as religiões afro-brasileiras. Muitos criticam o que não conhecem. Nosso passado escravocrata ainda embaça nossa visão, apesar de no Brasil sermos livres para professarmos qualquer religião. Por isso, antes de criticar, procure ampliar seus conhecimentos. O JURART é sensível a esta situação e já vem trabalhando para que as manifestações religiosas afrodescendente sejam valorizadas e reconhecidas como legítimas manifestações culturais brasileiras. Recebamos com respeito e admiração o Grupo Jurart e a Dança dos Orixás. 
  21:00h -  Apresentação JURART
Ø  O povo brasileiro é diferente. É o povo mais misturado do mundo. Somos herdeiros de brancos, negros, índios, orientais, árabes... temos uma ginga que encanta... nossos cabelos crespos, nosso andar requebrado, nossa pele multicor...são características que fazem de nós brasileiros um povo multicultural. Temos uma beleza incontestável. Aqui no Acaraú não é diferente, por isso, vamos valorizar essas belezas neste I Desfile Beleza Afro-acarauense.  
  21:30h -  Desfile Beleza afro-acarauense
  22:00h - Encerramento

Um comentário:

Socorro Brandão disse...

Esta programação é uma sugestão que pode ser adequada a todas as escolas em culminãncias de projetos relacionados às temáticas sugeridas pela Lei 11.645 no dia da Consciência Negra.