" Que a água seja refrescante; o caminho seja suave; que a casa seja hospitaleira; que o mensageiro conduza em paz a palavra". ." (Benção Iorubá)

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

II SEMINÁRIO ARTEFATOS DA CULTURA NEGRA NO CEARÁ

O II Seminário Artefatos da Cultura Negra no Ceará tem como finalidade a apresentação de um panorama das atividades de pesquisa e ações que concorram para a formação de professores com vistas à aplicação da Lei Nº. 10.639/03. Na sua primeira versão, em setembro de 2010, na cidade de Juazeiro do Norte, o evento reuniu educadores, estudantes e ativistas do movimento negro caririense que discutiram a presença dos artefatos culturais cearenses na sua relação com a educação local. Este também vem se constituindo como importante momento de socialização das pesquisas desenvolvidas sobre a temática pelo programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará- UFC. Esperamos que o evento em Fortaleza aprofunde os debates sobre a necessidade do redimensionamento das práticas pedagógicas com vistas à inclusão nos currículos escolares de conteúdos que digam respeito à história e cultura negra cearense e oportunize um repensar sobre o papel da universidade na formação de agentes capazes de construir uma sociedade comprometida com a emancipação humana.
 
Formação de Professores face à lei 10.639/03 


LOCAIS: FORTALEZA E CARIRI- CRATO
Realização: UFC – Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira – Linha de Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola – Eixo de Sociopoética, Cultura e relações Étnico-raciais URCA (Universidade Regional do Cariri)
N’BLAC – Núcleo Brasileiro, Latino Americano e Caribenho de estudos em relações raciais, gênero e movimentos sociais.
Coordenação: Prof. Dr. Henrique Cunha Junior / Profª Dra. Cicera Nunes
Equipe de Organização: Cristiane Silva, Kelma Nunes, Maria Cecilia Calaça, Maria Saraiva da Silva,  Reginaldo Ferreira, Rita de Cássia Félix, Rosivalda dos Santos Barreto e Wellington Pará

Co-promotores: Coppir / Cepir/ Fórum Permanente de Educação das Relações Étnicorraciais do Estado do Ceará/ SME Fortaleza/ NACE
Finalidades: O seminário tem como finalidade a apresentação de um panorama das atividades de pesquisas e ações que concorram para a formação de professores com vista á aplicação da Lei 10.639/ 03 na rede estadual, rede privada e redes municipais de ensino do estado do Ceará.
Público: Professores das redes estadual, privada e municipais de educação, gestores e pesquisadores de educação do estado do Ceará. Aceitamos inscrições de todos os estados.

SERÃO CONFERIDOS CERTIFICADOS: Carga Horária – 40h
Apoio
COPPIR_ COORDENADORIA DE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL
SEPIR_ SECRETARIA ESTADUAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL
FORUM_ PERMANENTE PARA  A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETINICORRACIAIS SME/PMF

NACE_ NÚCLEO DAS AFRICANIDADES CEARENSES
SINDURCA_ SINDICATO DE DOCENTES DA URCA
NETED_ NÚCLEO DE ESTUDOS EM TRABALHO E EDUCAÇÃO

Programação, trabalhos e maiores informações, acesse

http://blogs.multimeios.ufc.br/artefatosdaculturanegra/

Nenhum comentário: